Entrega do Plano Municipal do Livro

Casimiro de Abreu é a primeira cidade da Baixada Litorânea e região a entregar à população o Plano Municipal do Livro e Leitura.

Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, somente Nova Iguaçu e Casimiro de Abreu tem planos do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias.

Na última terça-feira, 18 de abril, o Museu Casa de Casimiro de Abreu sediou a entrega oficial do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu. O espaço ficou repleto de alunos, professores, mediadores de leitura e entusiastas da Educação e da Cultura que acreditam que a leitura transforma trajetórias de vida.

Feito com a participação de muitas pessoas, o Plano tem quase 100 páginas e descreve muitas políticas públicas que podem ser adotadas no município para fomentar a leitura e garantir o acesso da população aos livros e à Literatura. Uma das responsáveis por colocar todas as ideias do Plano do Livro no papel foi a professora e produtora cultural, Adriana Izidoro. Responsável pelo Ponto de Leitura Casa de Casimiro, em Barra de São João, Adriana estava muito emocionada durante a entrega.

“Em muitos momentos me senti sozinha e achei que estivesse um pouco maluca. Mas quando ouvi das crianças que eles queriam uma biblioteca num vagão de trem, quando ouvi o que as crianças queriam, vi que todo esforço na construção do Plano valeu a pena. Agradeço a todos que, de alguma forma, puderam ajudar nesta construção!”, exclamou.

Durante a cerimônia, a presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia, destacou a importância do Plano ter sido construído em conjunto com o setor público e a sociedade civil, ressaltando que o documento se torna para a população casimirense uma garantia de políticas públicas no setor e se soma aos muitos projetos já desenvolvidos pela Fundação Cultural. “A sociedade só tem a ganhar!”