A Sociedade Musical Casimiro de Abreu está de volta

Aconteceu na última semana, na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu, uma reunião para marcar o retorno da Sociedade Musical Casimiro de Abreu. O primeiro passo para a volta da Sociedade é regularizar a documentação e buscar parcerias para a aquisição de novos instrumentos.

A volta da Sociedade vai ser uma ferramenta de resgate não apenas da música e da cultura no município, mas também para crianças e jovens aprenderem a gostar de música. “É preciso caminhar juntos, a teoria é em aula, a prática precisa estar na rua. É dessa maneira que a população vai conhecer e reconhecer a Sociedade Musical Casimiro de Abreu”, disse Gracenir Oliveira, presidente da Fundação Cultural.

A SOCIEDADE:
Fundada em 29 de janeiro de 1961, na Rua Princesa Leopoldina, em Casimiro de Abreu, a Sociedade Musical era formada por músicos do município que participavam das mais variadas festividades na cidade, como: retretas, procissões e alvoradas. Além dessas apresentações, a Sociedade Musical também representava o município em concursos de bandas criados pela Funart (Fundação Nacional de Artes).

Primeira formação da Sociedade Musical Casimiro de Abreu

Ficou paralisada por alguns anos e retornou com a segunda formação. Tendo como maestro Frederico Ribeiro Linhares e seu irmão Flávio Ribeiro Linhares como presidente. Hamilton dos Santos Pereira também foi presidente da Sociedade nessa segunda formação.

Pela sua importância no cenário da música municipal, a Sociedade foi reconhecida como utilidade pública pela Câmara Municipal de Vereadores, em novembro de 1993.

Segunda formação da Sociedade Musical.