Na manhã desta quinta-feira, 31, a presidente da Fundação Cultural, Fátima Canejo, e o Diretor de Gestão de Processos, Lucas Jorge, participaram de uma reunião no centro do Rio de Janeiro com a Chefe de Gabinete, Carla Sandriane, e o Diretor Técnico, Bruno Vale, do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura – IEEA. Os técnicos representaram o presidente da Instituição, Bernardo Cardozo.
O encontro, de acordo com a presidente da Fundação, foi o primeiro de uma série de reuniões e ações para restaurar e cuidar do patrimônio casimirense, mais especificamente, a reforma dos casarios históricos da Beira Rio. “Nesta reunião, tratamos de quatro prédios históricos, a Casa Pancetti, a antiga Biblioteca, a Antiga Administração Distrital e o antigo Centro Gastronômico, todos na rua Bernardo Gomes, a conhecida Beira Rio”, destacou Fátima.
A reunião técnica dá início à primeira fase de elaboração do projeto de reforma e recuperação dos casarões históricos da Beira Rio. “As equipes do IEEA e da Fundação Cultural Casimiro de Abreu realizarão avaliações minuciosas da estrutura, garantindo que a reforma respeite não apenas os aspectos arquitetônicos originais, mas também as memórias e os desejos da comunidade casimirense”, disse Lucas Jorge.
O projeto será executado em três fases e, após a entrega do projeto conceitual, as próximas etapas do processo garantirão a conclusão do projeto executivo e a reforma plena dos casarões.
“O trabalho conjunto entre o IEEA e a Fundação Cultural Casimiro de Abreu é um exemplo claro de como a colaboração entre entidades públicas pode gerar resultados que impactam positivamente a comunidade e o fortalecimento da identidade local”, sentenciou a gestora da cultura municipal.
Os casarões históricos reformados e revitalizados serão, mais uma vez, um ponto de orgulho para a cidade e um local de reflexão para as futuras gerações. A Cultura nos move!