Nesta quinta-feira, 13, o diretor do Museu Casa de Casimiro de Abreu, Cristiano Pereira, esteve no Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo – CMPD UNIRIO para uma visita técnica.
Na oportunidade, Cristiano pode acompanhar as instalações, equipamentos e acervo do Centro de Memória, que fica dentro do Polo do Cederj, em Cantagalo.
De acordo com o gestor, a iniciativa visa estabelecer parceria para troca de conhecimentos a fim de salvaguardar do patrimônio histórico do município e da região.
A ideia é que haja a possibilidade de auxílio do CMPD com mão de obra e, principalmente, capacitação.
“Colaboradores e estagiários do CMPD que estão em municípios mais próximos como Casimiro, Macaé, Rio da Ostras, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio podem vir ao Museu, em Barra de São João, para dar um breve curso para iniciarmos os trabalhos de digitalização. E a importância deste trabalho para o patrimônio histórico da Igreja Sagrada Família, Cartórios é impar”, destacou.
No projeto da parceria, consta a previsão de uma capacitação para a equipe do Museu com o coordenador do CMPD de Cantagalo, o historiador Wesley da Silva Gonçalves. E, segundo Cristiano, as ações decorrentes podem impactar as instituições no entorno com a catalogação do acervo, a higienização, a organização, o armazenamento correto, a pesquisa sem a necessidade de manusear os livros físicos e a cópia do material para as instituições. Além, é claro, da proteção do acervo.
A capacitação dos bolsistas da PMCA é prevista para uma das fases do projeto.
“A criação do Centro de Memória Pesquisa e Documentos não se trata de uma unidade de custódia e sim de um espaço para trabalhar o acervo da forma correta e devolver para as instituições parceiras. O que podemos vislumbrar é a possibilidade de proteger a nossa história”, sentenciou o diretor do Museu.