📆 Na próxima segunda-feira, 30, será inaugurada na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu a exposição ‘O mundo encantado das HQs’.
Na data é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e a Fundação Cultural pretende proporionar ao vistante uma viagem pelo mundo dos gibis e revistas do gênero literário.
💬 De acordo com uma publicação especializada, no dia 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini.
🗯 Mas, de acordo com outra publicação, a revista semanal O Tico-Tico, de 1905, é que deve ser considerada a primeira revista em quadrinhos do nosso país. O nome Tico-Tico vinha do agitado passarinho com o mesmo nome. A revista foi influenciada pela publicação francesa La Semaine de Suzette e teve uma tiragem inicial de 11 mil exemplares.
🏳Polêmicas à parte, o gênero é muito lido entre crianças e adultos e se popularizou rapidamente no nosso país por ser divertida e de fácil leitura.
👉 Visite a Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu e curta com ‘O Mundo encantado das HQs’! 😉