Na próxima segunda-feira, 30, será inaugurada na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu a exposição ‘O mundo encantado das HQs’

Os quadrinhos são do colecionador Manoel Inácio Pereira Ferreira, que no dia 14 de fevereiro, de 14h às 17h, fará um Workshop sobre os quadrinhos.

Na data é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e a Fundação Cultural pretende proporcionar ao visitante uma viagem pelo mundo dos gibis e revistas do gênero literário.

De acordo com uma publicação especializada, no dia 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini.

Mas, segundo outra publicação, a revista semanal O Tico-Tico, de 1905, é que deve ser considerada a primeira revista em quadrinhos do nosso país. O nome Tico-Tico vinha do agitado passarinho com o mesmo nome. A revista foi influenciada pela publicação francesa La Semaine de Suzette e teve uma tiragem inicial de 11 mil exemplares.

Polêmicas à parte, o gênero é muito lido entre crianças e adultos e se popularizou rapidamente no nosso país por ser divertida e de fácil leitura.

Visite a Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu e curta com ‘O Mundo encantado das HQs’!

Compartilhe esta Notícia

Veja mais Notícias

Cadastro de Artistas e Grupos

Acesse aqui o cadastro de artistas, grupos e equipamentos culturais

Sua sugestão foi enviada com sucesso!

Seu Cadastro foi feito com Sucesso