Seminário Educação e Racismo – Diálogos

Cultura e Educação – de mãos dadas – em prol da formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Casimiro de Abreu!

A tarde desta quarta-feira, 17, reuniu quase 30 profissionais que atuam nas Unidades Escolares do Município na Casa de Cultura Estação para participarem do Seminário Educação e Racismo – Diálogos, ministrado pela pedagoga Sônia Cardoso.

Para a produtora Cultural da Fundação, Soraia Cardoso, ter os dinamizadores de Leitura e Professores Orientadores da Rede numa formação é muito especial. “A parceria com a Educação é de suma importância”, destacou ela.

A professora Paola Borges, que atua na Creche Municipal Emilia Bastos Muzy, parabenizou a iniciativa de discutir o tema “Educação e Racismo”. “Foi a primeira vez que participei de uma formação do tipo, que trouxesse uma reflexão tão importante e profunda pra nossa prática de sala de aula e principalmente para a nossa vida. Sabemos que o racismo é algo estrutural e que precisamos combatê-lo em nossa prática docente com intencionalidade, usando livros, gravuras, pesquisas, vídeos, entre outros. TODOS precisamos lutar por uma sociedade melhor, e ser antirracista faz parte desse processo. Afinal, ou nós contribuímos com o racismo, ou somos antirracistas. Precisamos nos posicionar quanto a essa questão tão importante. Foi imensamente rico ter participado, espero que aconteça mais vezes”, ressaltou a docente.

No mesmo sentido, a coordenadora de Leitura do Município, Rosangela Ferraz, afirmou que o diálogo sobre Educação e Racismo foi muito reflexivo, imprescindível e motivador. “A partir dessa ação, estaremos levando o tema para o planejamento em Rede, onde todos os alunos estarão tendo acesso, discutindo e refletindo o racismo estrutural”, sentenciou.

Esse movimento nos enche de orgulho e traz a certeza que juntas, Cultura e Educação, fazem nossos alunos irem além!