Projeto Conexão Arte – Coral ‘Encantos de Barra de São João’

Ah, a música… Por aqui somos apaixonados por esta arte!

Vamos revisitar a presença do Coral ‘Encantos de Barra de São João’, da Escola de Música Maestro Álvaro de Souza, ao Espaço de Saúde Mental, em Barra, na terça-feira, 23 de maio, pelo projeto Conexão Arte.

BENEFÍCIOS – Quando ouvimos uma música, as ondas sonoras fazem nossos tímpanos vibrarem e esse movimento é traduzido em uma cadeia de sinais que atingem o nosso córtex auditivo. Assim, o som é analisado e percebido através do volume, tom, timbre, ritmo, harmonia, ressonância e localização espacial.

A ação desencadeia uma grande comunicação entre todas as áreas do nosso cérebro, inclusive as que são responsáveis pelas nossas emoções, pela memória, pela concentração…

Estudos científicos demonstram que a música é capaz de estimular a liberação da dopamina, um tipo de neurotransmissor. Essa substância atua de diferentes formas no sistema nervoso, e se relaciona com o humor e o prazer. Entendeu porque gostamos tanto de uma música?