Neste 18 de Abril, dia do Livro Infantil, anunciamos que um m grande Sarau no Museu Casa de Casimiro de Abreu pretende comemorar e divulgar a Lei Municipal n° 2420, de 08 de março de 2024, que sanciona o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu – PMLLLBPC no dia 27 de abril, a partir das 18 horas.
Em parceria com a Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, a Casa de Leitura Casimiro de Abreu – Projeto Leitura Viva, propõe a realização de um Sarau com música, dança, poesias, contação de histórias e exposições de livros e poesia com a participação de escritores e artistas locais e convidados.
Na programação do evento, estão os alunos da Escola Amlid Dance, com apresentação de dança do ventre e dança cigana, a Escola Positiva, com declamação de poesia e apresentação do grupo Sopros e Cordas.
Estão confirmadas as presenças de alguns autores da Academia Casimirense de Letras – ACALE e da ex-secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura e gestora do Palavra Lida, Renata Costa. As integrantes do movimento ‘Tecendo uma
Rede de Leitura’, Maria Chocolate e Nathalia Reis também são aguardadas no evento.
De acordo com a coordenadora executiva do Plano Municipal do Livro, Adriana Izidoro,
autores locais e de municípios vizinhos entre eles, Maricá, São Pedro, Cabo Frio, Rio das Ostras e Macaé estarão apresentando seus trabalhos, expondo seus livros, declamando poesias e contando histórias.
“Durante a programação, faremos a leitura da Lei na íntegra para que as pessoas conheçam, entendam e se apropriem dela. Não basta termos a Lei, é preciso agora que a sociedade civil entenda que para ela funcionar é preciso seguir o que consta no Plano e que temos ações para curto, médio e longo prazo”, destaca. E ainda completa: “É preciso também criar a Câmara Setorial do Livro e Leitura, que será composta por representantes do poder público e sociedade civil, que atuarão em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura nas tomadas de decisões em relação às propostas contidas no plano”, detalha.
Início do evento:
14h – Tenda para venda de livros
18h – Cerimônia de início do Sarau da Lei.