A 21ª Semana Nacional de Museus continua trazendo reflexões

As atividades programadas para a 21ª Semana Nacional de Museus continuam a trazer reflexões e conhecimento para quem se dispõe a participar. Sábado, 13, foi um dia para agradecer, segundo a turismóloga e guia de Turismo, Josi Machado. A profissional foi uma das muitas pessoas que mesmo no friozinho decidiu assistir à palestra do psicanalista Rone Lucio.

Durante todo o momento, Rone convidou aos presentes à reflexão a cerca das ações tomadas diariamente e das reações que elas podem causar.

“Reconhecer nossos limites, entender que para satisfazer as nossas vontades é preciso pensar também no impacto que nossas escolhas geram no outro, seja no ambiente familiar, estudantil ou no trabalho. Do simples ao luxo, tudo tem o seu valor quando o fazemos na medida certa e o resultado é satisfatório para todos os envolvidos”, disse a turismóloga, que completou: “E assim foi a nossa tarde de bem-estar: contos e poemas, troca de experiências, novas amizades e um bom abraço entre os participantes para finalizar”.

Destaque para o grupo ‘Nós, Caiçaras’, que apresentou uma montagem do personagem ‘Espanta Lixo’, um espantalho criado com resíduos coletados na beira do mangue e do mar de Barra de São João.

Na terça-feira, 16, o Museu recebeu a visita dos alunos do Curso de Agente de Informações Turísticas da Faetec, de Rio das Ostras. Eles estavam acompanhados pela professora Selma Rocha.

E, nesta quarta-feira, 17, uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trouxe jogos educativos e o plantio saudável para o salão principal do Museu. As atividades foram realizadas com alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Renata Tavares Bastos e com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Barra de São João. “Com o tema bem-estar, tivemos o privilégio da palestra do neuropsicanalista Gilson Souza sobre o que a arte, a cultura e o próprio museu podem oferecer para que tenhamos uma mente saudável. Tudo isso através do tema proposto pela Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, através da 21ª Semana Nacional de Museus”, disse o diretor do Museu, Cristiano Pereira.

O Grupo Raízes interagiu com os alunos do Ensino Médio utilizando jogos. Acompanhados pela professora Viviane, que foi responsável por conduzi-los até a Casa do Poeta. “É sempre muito importante participar das atividades propostas pela Cultura”, disse a professora.