“Meu coração, não sei por quê, bate feliz, quando te vê. E os meus olhos ficam sorrindo e pelas ruas vão te seguindo…”

Com os versos de Pixinguinha, te convidamos para o sábado, 4, mais que especial no Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João.

Na data, o curta-metragem “Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba”, de Thomas Farkas e Ricardo Dias, será exibido no Museu de 13h às 21 horas. De acordo com o produtor cultural Leandro Triervailer, durante o período, o curta-metragem será exibido em lopping, sem parar. Assim, o visitante poderá assistí-lo a hora em que chegar ao equipamento cultural.

“Em abril de 1954, nos festejos do IV Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha com a Velha Guarda do samba. O filme recupera esse material, perdido por 50 anos”, destaca o produtor.

“Este é um documentário de curta-metragem inédito que utiliza imagens rodadas há mais de cinquenta anos. Eu fui ao Parque do Ibirapuera com minha Kodak 16mm, de corda, e filmei 6 minutos de um espetáculo maravilhoso do Pessoal da Velha Guarda, com Pixinguinha, Donga, João da Bahiana, Almirante, Alfredinho do Flautim, Jacó Palmieri e Benedito Lacerda. O filme branco e preto esteve desaparecido desde então. Parece que foi de propósito que, no final do ano passado, num dia em que eu estava verificando velhas latas de meus filmes, ali estava, inteirinho e em perfeito estado, “o filme do Pixinguinha”. O que dizer então dos seis minutos da Velha Guarda do Samba, que eu saiba, as únicas imagem em movimento do grupo de que se tem registro?”, destaca Thomaz.

O documentário já recebeu diversas premiação como ‘Melhor Documentário no Festival de Cinema de Comunicurtas Campina Grande em 2008’, ‘Melhor Edição de Som’, ‘Prêmio Espaço Unibanco no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2008’,
‘Prêmio Especial do Júri no Festival de Cuiabá em 2007″, ‘Festival Internacional de Curtas de São Paulo – 2007’, ‘Festival do Rio – 2007’, ‘Mostra de Cinema de Ouro Preto – 2007’, dentre outros.

Aguardamos você pra registrar toda essa história na memória!

Compartilhe esta Notícia

Veja mais Notícias

Cadastro de Artistas e Grupos

Acesse aqui o cadastro de artistas, grupos e equipamentos culturais

Sua sugestão foi enviada com sucesso!

Seu Cadastro foi feito com Sucesso