Dia Mundial da Poesia

“Todos cantam sua terra, também vou cantar a minha”, quem não conhece esta poesia escrita por Casimiro de Abreu? Com o coração cheio de saudade, nosso poeta expressou – por meio das palavras – seu amor a sua terra natal.A poesia é assim! Carrega beleza, revela subjetividades e sentimentos através da linguagem escrita, falada, gestual ou plástica.

Neste dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, a Fundação Cultural reverencia e homenageia todos os poetas da cidade, que traduzem toda a beleza da vida através de sua arte. Confira o vídeo-apresentação do sr. Lucildes Aguiar. Homem simples e de uma inteligência gigante, sr. Lucildes – de memória -, recita poemas lindíssimos de sua autoria.

DIA MUNDIAL DA POESIA – O Dia foi o dia escolhido na XXX Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999, para promover a diversidade das línguas, “já que, por meio da poesia, os idiomas ameaçados terão maiores possibilidades de se expressar dentro de suas comunidades respectivas”, diz o texto da Conferência. É “reconhecimento e impulso novos aos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais”.

O documento final do encontro deixa claro ainda que a “aceitação da palavra como elemento que socializa e estrutura a pessoa pode ajudar os jovens a redescobrir valores essenciais” e “lhes permite refletir sobre si mesmos”.

Viva a poesia! Viva a beleza! Viva os poetas! Viva Casimiro de Abreu!

Play Video

Compartilhe esta Notícia

Veja mais Notícias

Cadastro de Artistas e Grupos

Acesse aqui o cadastro de artistas, grupos e equipamentos culturais

Sua sugestão foi enviada com sucesso!

Seu Cadastro foi feito com Sucesso