Casimiro de Abreu festejou o Plano Municipal do Livro e Leitura com Sarau que reuniu centenas de pessoas

O sábado, 27, vai ficar registrado na história do município como o dia em que a sociedade civil se reuniu para comemorar a iniciativa conjunta – poder público e sociedade – em prol do incentivo à leitura no país! Intitulado ‘Sarau da Lei’, o evento que aconteceu no salão principal do Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João e no seu entorno, reuniu estudantes, escritores, amantes da arte e da literatura, gestores de instituições privadas e públicas.

De acordo com a coordenadora executiva do Plano do Livro, Leitura e Bibliotecas de Casimiro de Abreu, Adriana Izidoro, que também é gestora do Casa de Leitura Casimiro de Abreu – ‘Leitura Viva’, mais de 250 pessoas compareceram ao evento, que teve lançamentos de livros, declamação de poesias, leitura da íntegra da Lei 2420, de 08 de março, que sancionou o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu- PMLLLBPC. “Estou até agora sem palavras e muito emocionada”. disse.

“É preciso que as pessoas conheçam, entendam e se apropriem da Lei. Não basta termos, é preciso agora que a sociedade civil entenda a importância da criação da a Câmara Setorial do Livro e Leitura, que será composta por representantes do poder público e sociedade civil, e atuarão em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura nas tomadas de decisões em relação as propostas contidas no Plano”, explicou Adriana.

Com mais de 4 horas de duração, o evento aproximou fazedores de cultura da região e fomentou negócios na área, além da fruição à arte. O público pode contar com apresentação de dança das professoras e alunas da Escola Amlid Dance, com apresentação de dança do ventre e dança cigana, dos alunos da Escola Positiva, com declamação de poesia e apresentação do grupo Sopros e Cordas, com a participação de autores da Academia Casimirense de Letras – ACALE, e de escritores como a ex-secretária secretaria executiva do Plano Nacional do Livro e
Leitura e gestora do Palavra Lida, Renata Costa, as integrantes do movimento Tecendo uma Rede de Leitura, Maria Chocolate e Nathalia Reis, e muitos autores, cantores e músicos de municípios vizinhos. “O Sarau da Lei foi um sucesso! Vitória da coletividade de da Cultura”, registrou a escritora Rosana Silva, ao final do evento.

O prefeito municipal Ramon Gildate prestigiou o evento e afirmou da alegria de fazer parte desse projeto, que leva seu nome e deixa um legado para a cidade.

Em certo momento do evento, o cantor Tatá Costa emocionado, disse: “Foi lindo na hora em que o pessoal se abraçou durante a música. Me deu um arrepio de felicidade”, contou. Passe para o lado, confira as fotos e veja um pouco do que rolou nesta grande festa!