Na manhã desta quinta-feira, dia 21, a presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia, recebeu a visita do artista plástico Daniel de Lima.
Com raízes nordestinas, natural de Recife, aprendeu seu ofício em Tracunhaém e hoje trabalha em seu ateliê em Farol de São Tomé no município de Campos dos Goytacazes. O artista autodidata de 44 anos, utiliza suas mãos para dar forma ao barro desde os 12 e que rodou o Brasil com sua arte, também já desenvolveu um trabalho com a Cultura de Casimiro ofertando uma oficina de esculturas em cerâmica.
Durante a reunião foram abordados os planos para a Cultura no próximos meses, tais como a oferta de cursos artísticos e a profissionalização daqueles que produzem arte no município.
Daniel nutre um carinho especial por Casimiro de Abreu e vê na Cultura e nas artes uma forma de fazer com que se possa trabalhar o pertencimento com o local onde as pessoas produzem arte
“É necessário que tenhamos um artesanato local bem difundido, algo que possa mexer com o lado emocional e afetivo das pessoas. A arte é isso.” disse o artista que dá forma ao barro.
Animada com a visita, Luciana já convidou Daniel para expor seus trabalhos no Museu Casa de Casimiro de Abreu e também na Casa de Cultura:
“As obras são belíssimas, o trabalho com o barro é muito delicado. Cada detalhe traz uma riqueza de expressão magnífica. Vai ser uma honra ter uma exposição do Daniel em nosso município e queremos estreitar essa relação ainda mais.” disse a presidente da Fundação Cultural.
Ao final da visita, Daniel presenteou a Fundação Cultural com uma escultura de barro com a imagem de São Francisco de Assis.
#CulturaCasimiro #ComVocêePorVocêSempre