Casa de Cultura é reinaugurada!

Música, dança, canto e muita emoção! Foi assim a reinauguração da Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu, na sexta-feira, dia 25. O momento foi marcado por muitas manifestações culturais, surpresa e boas lembranças. 

Totalmente recuperado, o espaço ganhou nova pintura, piso e a instalação de ar condicionado. O telhado e todas as partes em madeira foram totalmente recuperados. A área foi ampliada, com a recuperação de novas salas. Agora Administração se integrou ao restante do prédio. 

A presidente da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Luciana Garcia, ressaltou a parceria e o apoio com as ações da Cultura. 

“Um trabalho belíssimo, de uma equipe engajada em fazer o melhor. Agradeço muito ao prefeito Ramon Gidalte por ter abraçado a causa e por atender sempre de forma muito carinhosa, as necessidades da Cultura. Agradeço também aos parceiros da Secretaria de Obras que cuidaram de tudo com muito zelo e responsabilidade”, disse Luciana Garcia. 

Para o prefeito Ramon Gidalte a inauguração teve um duplo resultado. “Em 1996, quando era prefeito, criei a Casa de Cultura e hoje tenho a grande satisfação de devolver esse espaço totalmente reformado. E este local mora no meu coração porque morei aqui com meus pais e meus irmãos, acompanhei de perto toda a movimentação e o progresso que a Estação trouxe para Casimiro de Abreu”, ressaltou Ramon. 

Durante inauguração houve a apresentação dos alunos Igor Faria e Gabriela Pereira, assim como o coral infantil Pequenos Acordes da Escola de Música Eliseu Tinoco Miranda. O grupo de Choro dos professores da Escola de Música também fez parte das homenagens. 

Da escola de Dança de Casimiro de Abreu teve a performance de Dança Urbana da aluna Maria Eduarda Prates. O Armazém das Artes também se fez presente expondo vários produtos dos artesãos. 

Participaram também do evento o vice-prefeito Lelei da Marmoraria, representantes da Loja Maçônica de Casimiro de Abreu e da Ordem dos Advogados do Brasil. A vereadora Maria de Fátima Francisco, representando a Câmara de Vereadores, além de secretários e subsecretários municipais.

EXPOSIÇÃO – Arte para alegrar os olhos e a alma! Essa pode ser a descrição para as telas do artista plástico Leyr Carvalho, que estão expostas na reinaugurada Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu e permanecem até o próximo sábado, 03 de dezembro.

“Meu trabalho como pintor e desenhista se dá desde 1982 quando frequentei o curso de desenho e pintura do artista niteroiense Celmo Rodrigues Carvalho. Ali começou minha prática artística mais aprofundada. Com o passar do tempo fiz faculdade de artes e cursos afins. Minhas pinturas no começo eram pinturas figurativas à óleo e, com o tempo, passei a optar pela tinta acrílica que apresenta menos riscos à saúde do que as tintas a base de óleos”, afirmou o artista.

Leyr destaca ainda que o processo artístico inclui desde a confecção da tela com montagem do chassi de madeira e tecido de algodão preparado até a preparação de algumas tintas e o uso de outras industrializadas. “Os temas são variados e gosto de explorar a figura humana nas pinturas que opto pela figuração, mas também gosto muito do processo criativo da pintura abstrata onde gosto de trabalhar as composições explorando linhas, planos e cores e suas tensões visuais”, completa!

Galeria de Fotos

Compartilhe esta Notícia

Veja mais Notícias

Cadastro de Artistas e Grupos

Acesse aqui o cadastro de artistas, grupos e equipamentos culturais

Sua sugestão foi enviada com sucesso!

Seu Cadastro foi feito com Sucesso